20 Março, 2013
Alterar o tamanho da letra: A- A+
Estão parados na Câmara dos Deputados, em Brasília, aguardando votação, as principais questões de interesses do movimento sindical brasileiro, como o sistema de custeio, estabilidade dos dirigentes sindicais, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas e recuperação do poder de compra dos salários dos aposentados que percebem mais de um salário mínimo.
A garantia é do senador Paulo Paim (PT/RS), que na segunda-feira (18) participou de debate com mais de 300 lideranças sindicais catarinenses, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema. O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) também participou do evento, promovido pela Fetiesc em parceria com sindicatos de base de todo Estado e as principais centrais sindicais do Estado (UGT, NCST, e Força Sindical).
“Foi um encontro muito produtivo, histórico até, que tem a possibilidade de se tornar um movimento nacional e isto está sendo possível pelo reconhecimento de pontos de convergência de interesses coletivos por parte das lideranças sindicais e, sobretudo, da maioria das centrais sindicais, graças a mediação e incentivo da Fetiesc”, avalia Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região.
“O que poderíamos fazer no senado federal está feito, agora dependendo da aprovação dos deputados federais, os projetos estão, praticamente todos, em condições de ir a plenário”, disse o senador gaúcho. “O congresso só funciona sob pressão e a marcha dos trabalhadores, no início do mês, mostrou isto mais uma vez”, ilustrou Paim.
No debate entre os parlamentares e os sindicalistas, surgiu a proposta de se promover um encontro no Estado com todos os deputados federais e senadores gaúchos, catarinenses e paranaenses e incentivar que reuniões semelhantes ocorram em outras regiões do país. A proposta passa a ser articulada pelas diretorias da Fetiesc e das centrais sindicais envolvidas no processo.
Clique para ver a galeria de fotos