Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 12 de Junho de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Canguru para por mais de quatro horas e periculosidade é mantida para todos

09 Novembro, 2015

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Durou quatro horas e meia a paralisação na Canguru Embalagens Ltda, em protesto contra a decisão da empresa em deixar de pagar o adicional de periculosidade a todos os seus 400 trabalhadores, direito pelo qual lutam desde 2003 e que foi implantado em maio deste ano. “Foi mais uma vitória da categoria, que se manteve unida, mobilizada e defendendo seus direitos”, avaliou o presidente do sindicato da categoria, Carlos de Cordes, o Dé.

Embasada em laudo que produziu um engenheiro que contratou, a diretoria da empresa conseguiu uma medida liminar na justiça do trabalho suspendendo o pagamento do adicional, alegando que o principal gerador de periculosidade, o setor de impressão, com obras realizadas, ficou isolado do restante do parque fabril. A liminar, no entanto, exigia que o valor que seria pagos aos empregados, fosse depositado em juízo. No sábado os trabalhadores receberam seus salários, sem o adicional, ou seja, com menos 30%.

Em 20 de outubro, quando foram informados da concessão da liminar conseguida pela empresa, os trabalhadores decidiram em assembleia que se o desconto ocorresse, entrariam em greve, o que acabou ocorrendo na tarde desta segunda-feira. Com a paralisação, a diretoria da empresa chamou a direção do sindicato para negociar e acabou aceitando a proposta dos trabalhadores: mantém o pagamento da periculosidade a todos até que um laudo imparcial, designado pela justiça do trabalho, ateste que não existe mais o fator gerador do perigo a vida do pessoal.
Clique para ver a galeria de fotos

Mais notícias...
21 Agosto, 2017
Caso inédito no mundo do trabalho, agita movimento sindical
21 Agosto, 2017
Caso inédito no mundo do trabalho, agita movimento sindical
01 Agosto, 2017
Trabalhadores rejeitam troca de representação sindical feita por empresa
01 Agosto, 2017
Trabalhadores rejeitam troca de representação sindical feita por empresa
28 Junho, 2017
Edital de Convocação para os ex-trabalhadores das Empresas Canguru, INZA e DPMC
22 Junho, 2017
Flexíveis aceitam aumento de 5,5% e abono de R$ 850,00
21 Junho, 2017
Decisão do flexível ficou para esta quinta-feira. Descartáveis fechou
20 Junho, 2017
Greve se estende à indústria de flexíveis
Anterior 6  7  8 9 10  11  Próximo