Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 19 de Maio de 2022

Página inicial

NOTÍCIAS

Assembleias definem pelo pagamento da contribuição sindical em março

03 Março, 2018

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Clique para ver a galeria de fotos Trabalhadores das indústrias plásticas, químicas e farmacêuticas de Criciúma e região concordam em descontar um dia de trabalho do mês de março em favor do Sindicato da categoria, a título de “Imposto Sindical”. A decisão foi tomada em assembleias realizadas terça-feira (28) na sede social do sindicato e, como determinou o edital de convocação das assembleias, em portões de indústrias dos segmentos representados.

O presidente do Sindicato do Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé, ressalta que as assembleias atenderam todos os requisitos estatutários e os previstos em lei. “Nosso estatuto estabelece as assembleias como instância máxima de decisões da categoria e seguimos o rito previsto, dando ampla publicidade e oportunidade a que todos participassem”, disse. O edital foi publicado em jornais de ampla tiragem e no site oficial do Sindicato.

A diretoria do Sindicato, segundo Dé, acompanha a corrente jurídica que identifica inconstitucionalidades em mudanças promovidas pela Lei 13.467/2017, a “Reforma Trabalhista”. Entre elas, destaca, o chamado “Imposto Sindical” – um dia de trabalho de todos os trabalhadores no mês de março -. “Por se tratar de um imposto, que inclusive tem parte de sua arrecadação destinada ao governo federal, a norma somente poderia ter sido alterada por Lei Complementar, que exige quórum qualificado no congresso, e não por lei ordinária, como ocorreu”, explica de Cordes.

O dirigente sindical, por outro lado, ressalta que mesmo com validação da nova norma – apesar das quase 20 ações de inconstitucionalidade que tramitam no Supremo Tribunal Federal -, a “reforma” não eliminou o “Imposto Sindical”. “A mudança é a forma como a contribuição é paga; antes todos pagavam, compulsoriamente, e agora é exigido que haja aprovação prévia e expressa e foi o que fizemos; convocamos uma assembleia prévia, expressamente para este fim, e esta condição foi aprovada pela assembleia, assim como o desconto em favor do Sindicato”.

Na próxima semana os três sindicatos patronais que reúnem mais de 300 empresas dos setores plásticos (descartáveis, flexíveis e reciclados) e químico serão oficialmente comunicados da decisão dos seus trabalhadores. “Temos confiança que a classe patronal, que também está realizando assembleias para cobrar o imposto sindical pago pelas empresas em favor dos sindicatos patronais, acatem a decisão da classe trabalhadora; em caso contrário recorreremos à justiça arguindo, inclusive, prática antissindical prevista da Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário”, finaliza Dé.

Mais notícias...
03 Março, 2022
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2022
07 Julho, 2021
Edital de Convocação da Categoria Química e Farmacêutica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base Agosto 2021
13 Abril, 2021
Intolerância patronal interrompe negociação coletiva
07 Março, 2021
Inicia campanha salarial dos trabalhadores das indústrias plásticas
04 Março, 2021
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2021
23 Setembro, 2020
Edital de Convocação para avaliação da proposta patronal.
03 Setembro, 2020
Convencao Coletiva de Trabalho das Industrias Quimicas e Farmaceuticas dos Anos 2020/2021
31 Julho, 2020
Chapa Experiência, Resistência e Renovação tem aprovação de 96,7% dos associados
1 2  3  4  5  6  Próximo