Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 13 de Junho de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Negociações com Sindiquisul não avançam

13 Novembro, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Não pagar nenhuma hora extra, implantando banco de horas e jornada 6x2 (seis dias de trabalho por dois de repouso), reduzindo o horário de refeição e descanso para meia hora e não conceder aumento real aos salários dos quase três mil trabalhadores do setor. Esta é a proposta dos patrões da indústria química de Criciúma e região, apresentada nessa segunda-feira (13) na segunda rodada de negociações visando a convenção coletiva da categoria, que tem data-base em 1º de novembro.
“Está claro que os patrões querem aumentar seus lucros, reduzindo vantagens e direitos dos trabalhadores, seja com banco de horas eliminando qualquer possibilidade de pagamento de horas extras e não abrindo novos postos de trabalho para reduzir o desemprego; com a jornada 6x2 o objetivo é não remunerar em dobro a jornada aos domingos e feriados e a redução do intervalo de intrajornada é para que o pessoal trabalhe mais ainda, pelo mesmo salário”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Químicos de Criciúma e Região.
Além de não dar sinais de que podem dar aumento real aos trabalhadores, oferecendo apenas a inflação que está estimada em 1,83%, os dois advogados que representam os patrões nas negociações não concordaram em manter em vigor por mais dois meses a convenção coletiva que expirou em 31 de outubro, como propôs Carlos de Cordes. “Nossa intenção é termos tempo para negociar; o momento é de muitas incertezas com a nova legislação e não é prudente alterações nas regras convencionadas”, disse Dé.
Nova rodada de negociação ficou agendada para segunda-feira (20), às 10h. “Esperamos encontrar alternativas que atendam os interesses dos trabalhadores; nas fábricas o clima também é de insegurança e a categoria está com os nervos à flor da pele; além disso, o movimento sindical da região está mobilizado e se não avançarmos nesta negociação o cenário que se desenha é o das paralisações”, finaliza o presidente do Sindicato.

Mais notícias...
28 Junho, 2010
Chapa Única tem 98,55% de aprovação da categoria
23 Junho, 2010
Plásticos, químicos e farmacêuticos elegem nova diretoria sindical
20 Maio, 2010
Fechado acordo coletivo nas indústrias plásticas descartáveis
14 Maio, 2010
Estado de greve nas indústrias plásticas descartáveis
04 Maio, 2010
Edital de Convocação das Categorias Plásticas, Descartáveis, Flexíveis e afins, para discussão de Avaliação das Propostas de Negociação Coletiva
14 Abril, 2010
Edital de Convocação das Categorias Plásticas, Descartáveis, Flexíveis e afins, para discussão de Avaliação das Propostas de Negociação Coletiva
13 Abril, 2010
Mau atendimento de médico-peritos do INSS atinge níveis insuportáveis
11 Fevereiro, 2010
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base abril 2010.
Anterior 31  32  33 34 35  36  Próximo