Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 12 de Junho de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Trabalhadores rejeitam troca de representação sindical feita por empresa

01 Agosto, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Mesmo sob intensa pressão e flagrante assédio moral, trabalhadores das três unidades e de todos os turnos da empresa Teixeira Sacarias, de Forquilhinha e Cocal do Sul, por unanimidade rejeitaram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (31), em frente as unidades industriais, a mudança de representação sindical promovida pela nova gestora da empresa.
A nova direção patronal decidiu que os seus empregados não são mais representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, como ocorria desde 2001, mas pelo Sindicato do Vestuário.
O motivo alegado pela empresa é que parte de seus empregados utilizam máquinas de costura para fechar “big bags”, apesar de produzidos totalmente em plástico em todo o processo industrial.
“Visitamos as três unidades da empresa, sendo duas em Forquilhinha e uma em Cocal do Sul e não temos a menor dúvida, a atividade desenvolvida tem total vínculo com a categoria que representamos, inclusive é de plástico o fio utilizado para fechar os big bags”, explica o presidente do Sindicato, Carlos de Cordes, o Dé.
O mais importante, acrescenta, é a vontade dos trabalhadores. “Todos os que compareceram às assembleias que convocamos, sem exceção, se negam a ser representados por outro sindicato que não seja o nosso e até abaixo-assinado fizeram, apesar de toda a pressão da diretoria da empresa”.
O assédio moral aos trabalhadores, informa de Cordes, será denunciado ao Ministério Público do Trabalho. “Temos depoimentos de trabalhadores que foram advertidos por terem participado de assembleia; chefes e supervisores fizeram ameaçadas veladas ao pessoal antes das assembleias e já se fala em demissões em represálias a trabalhadores que externaram suas insatisfações”, relata Dé.
Além disso, completa o dirigente “nossas assembleias foram filmadas e fotografadas flagrantemente a mando da empresa, com a nítida intenção de constranger os trabalhadores”, denuncia. Conforme ele, não há outra alternativa. “A empresa tem que rever sua posição, retornar a realidade anterior ou enfrentar as consequências de uma decisão equivocada, afinal big bag é algum tipo de roupa que as pessoas usam?”, questiona o presidente.
Clique para ver a galeria de fotos

Mais notícias...
19 Fevereiro, 2016
Começa campanha salarial nas indústrias plásticas
11 Fevereiro, 2016
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação
22 Janeiro, 2016
Acaba greve na Inza. Trabalhadores recebem o 13º
21 Janeiro, 2016
Sem 13º salário, trabalhadores da Inza param produção
01 Dezembro, 2015
Edital de convocação dos trabalhadores do ramo químico e farmacêutico para avaliação da proposta patronal
16 Novembro, 2015
Patrões da indústria química fazem proposta explosiva, ao bolso do trabalhador
09 Novembro, 2015
Canguru para por mais de quatro horas e periculosidade é mantida para todos
20 Outubro, 2015
Sem periculosidade para todos, Canguru Embalagens vai parar, decidem trabalhadores
Anterior 12  13  14 15 16  17  Próximo