Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 13 de Junho de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Descartáveis: patrões não cedem e categoria vai à greve

19 Junho, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Os patrões das empresas da indústria de descartáveis do sul do Estado não querem conceder aumento real aos seus trabalhadores e nem o abono anual, tradicional no setor há cerca de uma década pago em duas parcelas, só admitindo a transformação da conquista em “abono de férias”, quitado quando o trabalhador retornar de férias. Com este impasse terminou a rodada de negociações entre a classe patronal e a diretoria do sindicato da categoria, nesta tarde.

“Os patrões, mais uma vez, foram intransigentes e tentamos de todas as formas apresentar soluções para que os salários fossem valorizados e o abono mantido como de costume; eles chegaram com uma proposta pronta, não evoluíram e não resta outra alternativa senão o direito legítimo e derradeiro dos trabalhadores, que é a greve, que pode começar a qualquer momento”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas de Criciúma e Região.

O único avanço patronal foi “arredondar” o índice de inflação do período, informa Dé. A categoria, que conta com cerca de 4 mil trabalhadores em uma centena de empresas em toda região sul, tem data base em 1º de abril e a inflação do período é de 4,57%. Os patrões ofereceram reajuste de 4,60%. “Em uma categoria com piso salarial de R$ 1.329,91 não ter aumento real é inaceitável”, acrescenta Carlos de Cordes.

O outro segmento representado, o de trabalhadores do ramo de plásticos flexíveis (embalagens), que já requereu instauração de Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho, apresentou pedido para rodada de negociação nesta terça-feira (20), às 14h. “Na prática, com estes patrões nem negociamos e eles foram à justiça do trabalho e esperamos que tenham uma proposta para evitar a greve”, finaliza o presidente do Sindicato profissional.

Mais notícias...
21 Julho, 2009
Denúncia do Sindicato no Ministério Público do Trabalho da empresa Cristal Embalagens
22 Maio, 2009
Plásticos rejeitam Proposta Patronal
02 Abril, 2009
Dé profere palestra a estudantes de escola de Criciúma
04 Março, 2009
EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS
10 Dezembro, 2008
Acordo no TRT acaba com estado de greve dos químicos
28 Novembro, 2008
Químicos estão em Estado de Greve
19 Novembro, 2008
Químicos têm primeira rodada de negociação
11 Novembro, 2008
Químicos podem fazer a primeira greve da história
Anterior 33  34  35 36 37  38  Próximo