Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 26 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Descartáveis: patrões não cedem e categoria vai à greve

19 Junho, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Os patrões das empresas da indústria de descartáveis do sul do Estado não querem conceder aumento real aos seus trabalhadores e nem o abono anual, tradicional no setor há cerca de uma década pago em duas parcelas, só admitindo a transformação da conquista em “abono de férias”, quitado quando o trabalhador retornar de férias. Com este impasse terminou a rodada de negociações entre a classe patronal e a diretoria do sindicato da categoria, nesta tarde.

“Os patrões, mais uma vez, foram intransigentes e tentamos de todas as formas apresentar soluções para que os salários fossem valorizados e o abono mantido como de costume; eles chegaram com uma proposta pronta, não evoluíram e não resta outra alternativa senão o direito legítimo e derradeiro dos trabalhadores, que é a greve, que pode começar a qualquer momento”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas de Criciúma e Região.

O único avanço patronal foi “arredondar” o índice de inflação do período, informa Dé. A categoria, que conta com cerca de 4 mil trabalhadores em uma centena de empresas em toda região sul, tem data base em 1º de abril e a inflação do período é de 4,57%. Os patrões ofereceram reajuste de 4,60%. “Em uma categoria com piso salarial de R$ 1.329,91 não ter aumento real é inaceitável”, acrescenta Carlos de Cordes.

O outro segmento representado, o de trabalhadores do ramo de plásticos flexíveis (embalagens), que já requereu instauração de Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho, apresentou pedido para rodada de negociação nesta terça-feira (20), às 14h. “Na prática, com estes patrões nem negociamos e eles foram à justiça do trabalho e esperamos que tenham uma proposta para evitar a greve”, finaliza o presidente do Sindicato profissional.

Mais notícias...
12 Julho, 2020
Eleição para renovação da diretoria está confirmada para dias 29 e 30 de julho
18 Junho, 2020
Edital de Convocação da Categoria Química e Farmacêutica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base Agosto 2020
29 Maio, 2020
Edital de Convocação para Eleições Sindicais 2020
03 Março, 2020
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2020
19 Agosto, 2019
Edital de Convocação para Assembleia dos Trabalhadores das Categorias Químicas e Farmacêuticas
15 Julho, 2019
COMUNICADO REFERENTE A CONVENÇÃO COLETIVA SETOR PLÁSTICO
29 Abril, 2019
Curso de Inglês
11 Março, 2019
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2019
Anterior 1  2 3 4  5  6  Próximo