Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 26 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Descartáveis: patrões não cedem e categoria vai à greve

19 Junho, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Os patrões das empresas da indústria de descartáveis do sul do Estado não querem conceder aumento real aos seus trabalhadores e nem o abono anual, tradicional no setor há cerca de uma década pago em duas parcelas, só admitindo a transformação da conquista em “abono de férias”, quitado quando o trabalhador retornar de férias. Com este impasse terminou a rodada de negociações entre a classe patronal e a diretoria do sindicato da categoria, nesta tarde.

“Os patrões, mais uma vez, foram intransigentes e tentamos de todas as formas apresentar soluções para que os salários fossem valorizados e o abono mantido como de costume; eles chegaram com uma proposta pronta, não evoluíram e não resta outra alternativa senão o direito legítimo e derradeiro dos trabalhadores, que é a greve, que pode começar a qualquer momento”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas de Criciúma e Região.

O único avanço patronal foi “arredondar” o índice de inflação do período, informa Dé. A categoria, que conta com cerca de 4 mil trabalhadores em uma centena de empresas em toda região sul, tem data base em 1º de abril e a inflação do período é de 4,57%. Os patrões ofereceram reajuste de 4,60%. “Em uma categoria com piso salarial de R$ 1.329,91 não ter aumento real é inaceitável”, acrescenta Carlos de Cordes.

O outro segmento representado, o de trabalhadores do ramo de plásticos flexíveis (embalagens), que já requereu instauração de Dissídio Coletivo na Justiça do Trabalho, apresentou pedido para rodada de negociação nesta terça-feira (20), às 14h. “Na prática, com estes patrões nem negociamos e eles foram à justiça do trabalho e esperamos que tenham uma proposta para evitar a greve”, finaliza o presidente do Sindicato profissional.

Mais notícias...
09 Maio, 2016
Patrões das indústrias plásticas impõe proposta e se negam a negociar
04 Maio, 2016
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão da Proposta Patronal. Data base abril 2016
02 Maio, 2016
Patrões instauram dissídio, mas não melhoram proposta. Assembleias serão convocadas
29 Abril, 2016
Sindicato promove evento para mães trabalhadoras sindicalizadas
19 Abril, 2016
Proposta patronal deixa trabalhadores indignados
14 Abril, 2016
Protesto termina com compromisso de regularizar salários na Inza e DPMC
01 Abril, 2016
Trabalhador acidentado em Orleans terá alta neste sábado
15 Março, 2016
Trabalhadores da Canguru decidem pela greve se pagamento de salário voltar a atrasar
Anterior 11  12  13 14 15  16  Próximo