Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 27 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Canguru começa a pagar periculosidade em 2015

02 Dezembro, 2014

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Por maioria de votos, trabalhadores decidiram aceitar a proposta da Canguru Embalagens, de Criciúma, de implantar em três parcelas o direito de adicional de periculosidade a todos os trabalhadores da área de produção, a partir de março de 2015 e, com aprovação também de ex-trabalhadores da empresa, autorizaram que a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região abra negociações para receber atrasados do mesmo direito devidos desde 2001. A empresa tem atualmente em torno de 480 trabalhadores.

As decisões foram tomadas em assembleias realizadas na manhã e noite de segunda-feira (01/12), no salão paroquial da igreja matriz Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, que contou com a participação de quase 300 trabalhadores e ex-trabalhadores da Canguru Embalagens. A implantação do adicional de periculosidade (30% sobre o salário do profissional) e a cobrança de atrasados é resultado de vitória judicial conquistada pela diretoria do sindicato em ação trabalhista iniciada em 2003, que teve decisão do pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, em outubro.

“A dívida da empresa com os trabalhadores vai se alongar até que o adicional de periculosidade seja implantado nas folhas de pagamentos do pessoal; mostramos isto à direção da empresa, recebemos e não aceitamos a proposta inicial de implantação em junho de 2015; renegociamos e a nova oferta foi a implantação a partir de março até maio, em três parcelas, cada uma de 10%, e a partir disto o direito estará completamente instituído”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do sindicato profissional.

“Com a implantação da periculosidade na Canguru é um grande passo que damos para o reconhecimento do direito dos que estão na ativa e o próximo passo é levantar quantos trabalhadores, e ex-trabalhadores desde 2001, terão direito de receber os atrasados, um cálculo complexo e que vai demandar um período de tempo que não podemos estimar neste momento”, acrescentou Carlos de Cordes. Clique para ver a galeria de fotos

Mais notícias...
11 Maio, 2012
Plásticos e químicos injetam R$ 4 milhões na economia regional
04 Maio, 2012
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão da Proposta Patronal. Data base abril 2012
04 Maio, 2012
Luta de trabalhador não é caso de policia
25 Abril, 2012
Criciúma e região marcam presença em ato do Movida na Capital
24 Abril, 2012
Ação truculenta da PM contra trabalhadores é avaliada‏
24 Abril, 2012
Dos mil trabalhadores entregam "Carta Denúncia" a deputados
10 Abril, 2012
Primeiro proposta patronal para acordo coletivo é rejeitada
09 Abril, 2012
Trabalhadores param TF da Icoop
Anterior 25  26  27 28 29  30  Próximo