Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 27 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

A greve dos químicos paralisa também a Manchester

11 Dezembro, 2013

Alterar o tamanho da letra: A- A+

A indústria Manchester Química, uma das maiores empresas do setor no sul de Santa Catarina, com sede nos limites de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, teve sua produção paralisada no final da tarde desta quarta-feira (11). “Na Farben a adesão é de 100%, inclusive com o pessoal do setor administrativo e a mesma situação se repete na Manchester”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé, garantindo que novas empresas terão suas produções paralisadas a partir desta quinta-feira (12).

A paralisação das atividades das Tintas Farben ocorreu horas depois da última das seis assembleias convocadas para analisar a última proposta patronal, no início da noite de terça-feira (10), no bairro Aurora, em Içara, onde a indústria está localizada. A situação na frente da empresa durante todo o dia foi de tranqüilidade, especialmente depois da negociação em que o comando de greve liberou o acesso de um grupo de trabalhadores para exercerem atividades essenciais para manutenção de equipamentos e no setor administrativo.

À tarde os patrões se reuniram na sede do Sindicato da Indústria Química do Sul de Santa Catarina (Sinquisul) e oficializaram proposta de elevação do piso para R$ 1 mil, como reivindicam os trabalhadores que hoje têm R$ 885,00 como menor salário. Os industriais, no entanto, não avançaram no índice de reajuste dos demais salários. Mantiveram os 7,5% de aumento e acenaram com mais 0,5% em maio de 2014. A proposta foi rejeitada pelo comando de greve, que passou, então, a articular a paralisação da produção na Manchester Química. “A greve vai avançar”, alerta Carlos de Cordes.

Mais notícias...
09 Janeiro, 2013
Químicos avaliam proposta patronal em sete assembleias
04 Janeiro, 2013
Edital de Convocação da Categoria Química e Farmacêutica para discussão da Proposta Patronal. Data base novembro 2012
19 Dezembro, 2012
Patrões químicos avançam, mas não convencem
13 Dezembro, 2012
Trabalhadores da região representados em solenidade de 60 anos da Fetiesc
23 Novembro, 2012
Rodada de negociações com químicos foi frustrante, afirma Dé
21 Novembro, 2012
"Experiência importante" avalia Joel ao retornar da Suécia
21 Novembro, 2012
Dé debate sindicalismo com estudantes do Cedup
13 Novembro, 2012
Patrões químicos melhoraram proposta, mas não convencem
Anterior 23  24  25 26 27  28  Próximo