Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 27 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

A greve dos químicos paralisa também a Manchester

11 Dezembro, 2013

Alterar o tamanho da letra: A- A+

A indústria Manchester Química, uma das maiores empresas do setor no sul de Santa Catarina, com sede nos limites de Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, teve sua produção paralisada no final da tarde desta quarta-feira (11). “Na Farben a adesão é de 100%, inclusive com o pessoal do setor administrativo e a mesma situação se repete na Manchester”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé, garantindo que novas empresas terão suas produções paralisadas a partir desta quinta-feira (12).

A paralisação das atividades das Tintas Farben ocorreu horas depois da última das seis assembleias convocadas para analisar a última proposta patronal, no início da noite de terça-feira (10), no bairro Aurora, em Içara, onde a indústria está localizada. A situação na frente da empresa durante todo o dia foi de tranqüilidade, especialmente depois da negociação em que o comando de greve liberou o acesso de um grupo de trabalhadores para exercerem atividades essenciais para manutenção de equipamentos e no setor administrativo.

À tarde os patrões se reuniram na sede do Sindicato da Indústria Química do Sul de Santa Catarina (Sinquisul) e oficializaram proposta de elevação do piso para R$ 1 mil, como reivindicam os trabalhadores que hoje têm R$ 885,00 como menor salário. Os industriais, no entanto, não avançaram no índice de reajuste dos demais salários. Mantiveram os 7,5% de aumento e acenaram com mais 0,5% em maio de 2014. A proposta foi rejeitada pelo comando de greve, que passou, então, a articular a paralisação da produção na Manchester Química. “A greve vai avançar”, alerta Carlos de Cordes.

Mais notícias...
20 Março, 2013
Deputados federais não votam projetos de interesse dos trabalhadores
01 Março, 2013
Trabalhador da indústria plástica quer 10% de aumento real
22 Fevereiro, 2013
Plásticos abrem campanha salarial 2013/2014
22 Fevereiro, 2013
Trabalhadores repudiam fechamento da Casa de Saúde Rio Maina
19 Fevereiro, 2013
Direção da Tubozan aceita discutir horário de trabalho
08 Fevereiro, 2013
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base abril 2013.
23 Janeiro, 2013
Dé ressalta importância dos técnicos em segurança do trabalho
16 Janeiro, 2013
Maioria dos químicos aprova proposta patronal. Piso aumenta 15,02%
Anterior 22  23  24 25 26  27  Próximo