Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 27 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Cerest: Márcio Búrigo assume compromisso com trabalhadores

16 Julho, 2013

Alterar o tamanho da letra: A- A+

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, assumiu publicamente compromisso com os trabalhadores de Criciúma e região em rever a situação e o futuro do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Na sua avaliação, em relação ao órgão, a prefeitura deve ser “coadjuvante” e os destinos e rumos do Cerest cabe à classe trabalhadora, a quem se destina.

A afirmação foi feita na solenidade de abertura do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico, realizado em parceria entre sindicatos dos trabalhadores e da indústria química da região e pela Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Criciúma. “Só precisamos de um breve tempo para despressurizar o governo, que está em seu início e logo vamos promover uma aproximação com os trabalhadores e suas entidades para definir a situação do Cerest, entendo que a prefeitura deva ser, apenas, parceria e coadjuvante neste processo”, disse o prefeito.

Funcionando em sede própria desde maio de 2011, construída com recursos federais, o Cerest existe em Criciúma desde 2007. “O Cerest não cumpre sua finalidade, é um elefante branco, com salas vazias enquanto trabalhadores são vítimas de acidentes, inclusive fatais, em seus locais de trabalho”, adverte o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé. O assunto, inclusive, está sendo tratado na justiça federal, por desvio de função dos recursos da União aplicados na obra, acrescenta Dé.

O 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico prossegue nesta quarta-feira (17) com a participação de mais de 100 trabalhadores da indústria química da região, a maioria integrantes de Cipa´s, técnicos e engenheiros de segurança. Responsabilidade civil e criminal na segurança do trabalho e nexo epidemiológico previdenciário, acidente de trabalho e perícias médicas, serão os temas das palestras da noite, no auditório do Sesi Escola, a cargo dos advogados Rodrigo de Bem e Matusalen dos Santos, respectivamente. O evento prossegue até sexta-feira e o encerramento ocorre dia 29, com palestra do ministro do Trabalho, Manoel Dias e entrega de certificados aos participantes.

Mais notícias...
13 Novembro, 2017
Negociações com Sindiquisul não avançam
27 Outubro, 2017
Consenso dos químicos: nenhum direito a menos!
25 Outubro, 2017
Trabalhadores da Totalplast aprovam acordo em ação coletiva
06 Outubro, 2017
Representação sindical não muda na Plasson do Brasil
03 Outubro, 2017
Sindicato debate sobre homologações no Ministério do Trabalho, sem abono proporcional
26 Setembro, 2017
Trabalhadores aceitam proposta da Chromo Embalagens
13 Setembro, 2017
Definida nova redação do abono dos trabalhadores das indústrias plásticas
22 Agosto, 2017
Termina impasse na Teixeira Sacarias, com vitória dos trabalhadores
Anterior 5  6  7 8 9  10  Próximo