Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 27 de Abril de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

Cerest: Márcio Búrigo assume compromisso com trabalhadores

16 Julho, 2013

Alterar o tamanho da letra: A- A+

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, assumiu publicamente compromisso com os trabalhadores de Criciúma e região em rever a situação e o futuro do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Na sua avaliação, em relação ao órgão, a prefeitura deve ser “coadjuvante” e os destinos e rumos do Cerest cabe à classe trabalhadora, a quem se destina.

A afirmação foi feita na solenidade de abertura do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico, realizado em parceria entre sindicatos dos trabalhadores e da indústria química da região e pela Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Criciúma. “Só precisamos de um breve tempo para despressurizar o governo, que está em seu início e logo vamos promover uma aproximação com os trabalhadores e suas entidades para definir a situação do Cerest, entendo que a prefeitura deva ser, apenas, parceria e coadjuvante neste processo”, disse o prefeito.

Funcionando em sede própria desde maio de 2011, construída com recursos federais, o Cerest existe em Criciúma desde 2007. “O Cerest não cumpre sua finalidade, é um elefante branco, com salas vazias enquanto trabalhadores são vítimas de acidentes, inclusive fatais, em seus locais de trabalho”, adverte o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé. O assunto, inclusive, está sendo tratado na justiça federal, por desvio de função dos recursos da União aplicados na obra, acrescenta Dé.

O 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico prossegue nesta quarta-feira (17) com a participação de mais de 100 trabalhadores da indústria química da região, a maioria integrantes de Cipa´s, técnicos e engenheiros de segurança. Responsabilidade civil e criminal na segurança do trabalho e nexo epidemiológico previdenciário, acidente de trabalho e perícias médicas, serão os temas das palestras da noite, no auditório do Sesi Escola, a cargo dos advogados Rodrigo de Bem e Matusalen dos Santos, respectivamente. O evento prossegue até sexta-feira e o encerramento ocorre dia 29, com palestra do ministro do Trabalho, Manoel Dias e entrega de certificados aos participantes.

Mais notícias...
11 Maio, 2012
Plásticos e químicos injetam R$ 4 milhões na economia regional
04 Maio, 2012
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão da Proposta Patronal. Data base abril 2012
04 Maio, 2012
Luta de trabalhador não é caso de policia
25 Abril, 2012
Criciúma e região marcam presença em ato do Movida na Capital
24 Abril, 2012
Ação truculenta da PM contra trabalhadores é avaliada‏
24 Abril, 2012
Dos mil trabalhadores entregam "Carta Denúncia" a deputados
10 Abril, 2012
Primeiro proposta patronal para acordo coletivo é rejeitada
09 Abril, 2012
Trabalhadores param TF da Icoop
Anterior 25  26  27 28 29  30  Próximo