Sindicato dos Trabalhaores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região

Criciúma, 13 de Junho de 2026

Página inicial

NOTÍCIAS

"Experiência importante" avalia Joel ao retornar da Suécia

21 Novembro, 2012

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Uma oportunidade importante de conhecer as relações entre capital e trabalho no chamado “primeiro mundo”e, principalmente, neste momento, quando a Europa enfrenta uma de suas mais graves crises econômicas; além disso, acompanhar as estratégias e as formas de organização sindical neste cenário de incertezas tanto para trabalhadores quanto para patrões.

Esta é avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Joel Bitencourt, um dos três catarinenses a participar da Conferência Mundial das Indústrias de Celulose e Papel, realizada na semana passada, em Estocolmo, na Suécia, promovida pela IndustriALL Global Union, entidade que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países e que financiou transporte e alojamento dos catarinenses.

Joel Bitencourt, representando os trabalhadores nas indústrias químicas catarinenses acompanhou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Santa Catarina (Fetiesc), Idemar Martini, e Pedro Paulo de Oliveira, líder sindical de Lages, representante dos trabalhadores na indústria papeleira do Estado. Martini palestrou na conferência sobre “Perspectiva sindical na indústria de celulose e papel”.

“A Europa, de forma geral, enfrenta uma situação econômica muito grave, o consumo está estagnado e a preocupação é generalizada”, relata Joel. Ele constatou, por exemplo, que uma grande empresa do setor papeleiro da Suécia já esgotou os recursos naturais para reflorestamento, apesar de toda tecnologia e está se transferindo para o Brasil, gerando mais incertezas na classe trabalhadora.

“Este é só um exemplo, existem muitos outros, que preocupam os trabalhadores”, disse Bitencourt, que retornou nesta semana ao Estado, considerando altamente positiva a participação na conferência mundial, que teve representantes da indústria química e papeleira de 25 países.
Clique para ver a galeria de fotos

Mais notícias...
17 Abril, 2015
Acordo garante emprego de 170 trabalhadores da Icopp
10 Abril, 2015
EDITAL PARA ELEIÇÃO DO SINDICATO 2015
07 Abril, 2015
Canguru para por meia hora
06 Abril, 2015
Proposta patronal deixa diretoria indignada
03 Março, 2015
Rol de reivindicações entregue ao sindicato patronal
23 Fevereiro, 2015
Começa a campanha salarial 2015/2016 nas indústrias plásticas
05 Fevereiro, 2015
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base abril 2015.
02 Dezembro, 2014
Canguru começa a pagar periculosidade em 2015
Anterior 15  16  17 18 19  20  Próximo