Sindicato dos Trabalhaores nas Ind�strias Pl�sticas Descart�veis e Flex�veis, Qu�micas e Farmac�uticas de Crici�ma e Regi�o

Crici�ma, 28 de Abril de 2024

P�gina inicial

NOTÍCIAS

Trabalhadores rejeitam troca de representação sindical feita por empresa

01 Agosto, 2017

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Clique para ver a galeria de fotos Mesmo sob intensa pressão e flagrante assédio moral, trabalhadores das três unidades e de todos os turnos da empresa Teixeira Sacarias, de Forquilhinha e Cocal do Sul, por unanimidade rejeitaram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (31), em frente as unidades industriais, a mudança de representação sindical promovida pela nova gestora da empresa.
A nova direção patronal decidiu que os seus empregados não são mais representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, como ocorria desde 2001, mas pelo Sindicato do Vestuário.
O motivo alegado pela empresa é que parte de seus empregados utilizam máquinas de costura para fechar “big bags”, apesar de produzidos totalmente em plástico em todo o processo industrial.
“Visitamos as três unidades da empresa, sendo duas em Forquilhinha e uma em Cocal do Sul e não temos a menor dúvida, a atividade desenvolvida tem total vínculo com a categoria que representamos, inclusive é de plástico o fio utilizado para fechar os big bags”, explica o presidente do Sindicato, Carlos de Cordes, o Dé.
O mais importante, acrescenta, é a vontade dos trabalhadores. “Todos os que compareceram às assembleias que convocamos, sem exceção, se negam a ser representados por outro sindicato que não seja o nosso e até abaixo-assinado fizeram, apesar de toda a pressão da diretoria da empresa”.
O assédio moral aos trabalhadores, informa de Cordes, será denunciado ao Ministério Público do Trabalho. “Temos depoimentos de trabalhadores que foram advertidos por terem participado de assembleia; chefes e supervisores fizeram ameaçadas veladas ao pessoal antes das assembleias e já se fala em demissões em represálias a trabalhadores que externaram suas insatisfações”, relata Dé.
Além disso, completa o dirigente “nossas assembleias foram filmadas e fotografadas flagrantemente a mando da empresa, com a nítida intenção de constranger os trabalhadores”, denuncia. Conforme ele, não há outra alternativa. “A empresa tem que rever sua posição, retornar a realidade anterior ou enfrentar as consequências de uma decisão equivocada, afinal big bag é algum tipo de roupa que as pessoas usam?”, questiona o presidente.

Mais notícias...
24 Julho, 2018
Diretoria emite Nota Oficial sobre episódio em empresa de Içara
23 Julho, 2018
Trabalhadores da Guará não trabalharão mais aos sábados
28 Maio, 2018
Edital de Convocação dos Trabalhadores da Anjo Química para discussão relativa a jornada de trabalho e do PLR (Participação dos Lucros e Resultados).
08 Maio, 2018
Sem patrões na mesa de negociações, diretoria do Sindicato se retira
28 Março, 2018
Diretoria do Sindicato apresenta questionamentos sobre acidente fatal em Orleans
27 Março, 2018
Químicos querem 3% de aumento real e proteção contra reforma trabalhista
16 Março, 2018
Cristalcopo não promove demissões em massa
12 Março, 2018
Diretoria do Sindicato se solidariza com trabalhadores e diretoria da Cristalcopo
Anterior 2  3  4 5 6  7  Próximo