Sindicato dos Trabalhaores nas Ind�strias Pl�sticas Descart�veis e Flex�veis, Qu�micas e Farmac�uticas de Crici�ma e Regi�o

Crici�ma, 20 de Abril de 2024

P�gina inicial

NOTÍCIAS

Atuais e ex-trabalhadores da Canguru são convocados para assembleia

27 Novembro, 2014

Alterar o tamanho da letra: A- A+

Atuais e ex-trabalhadores com contratos até setembro de 2001 da indústria Canguru Embalagens estão sendo convocados para assembleias no próximo dia 1º, para discutir e deliberar sobre a implantação e cobrança de adicional de periculosidade. “Estamos avançando mais uma etapa a partir da ação judicial que iniciamos em 2003, em defesa do direito destes trabalhadores”, explica Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, reconhecendo que esta pode ser uma das maiores ações trabalhistas da história de Criciúma.

“Em 2003 tentamos negociar com a empresa uma forma de pagamento do adicional de periculosidade para o pessoal da produção, mas a direção da empresa não aceitou”, ilustra Dé. Com o ingresso de uma ação coletiva, quando o sindicato representa todos os trabalhadores, a justiça reconheceu o direito e a empresa passou a utilizar todos os recursos possíveis para adiar a implementação do direito e, sobretudo, o pagamento de atrasados.

“No mês passado se esgotaram todos os recursos e instâncias possíveis na justiça do trabalho, com decisão unânime do pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília e agora passamos a negociar a implantação do direito de adicional de periculosidade nas folhas de pagamentos dos trabalhadores e a discutir como a empresa vai pagar os atrasados”, enfatiza o presidente do sindicato profissional. No início a ação coletiva, em 2003, tinha mais de 700 trabalhadores inscritos, mas este número deve crescer, pois desde então, 11 anos depois, centenas passaram pela empresa e adquiriram o direito, comenta Dé.

Nas assembleias do dia 1º, às 9h30 e 17h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, no primeiro momento os trabalhadores vão discutir e deliberar sobre proposta que a empresa tem para começar a pagar o adicional de periculosidade, que representa um aumento de 30% sobre o salário. Em seguida os participantes da assembleia serão informados sobre o desfecho da ação trabalhista, prazos, encaminhamentos necessários e esclarecidas possíveis dúvidas.

Mais notícias...
27 Fevereiro, 2024
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2024
05 Julho, 2023
Edital de Convocação da Categoria Química e Farmacêutica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base Agosto 2023
03 Março, 2023
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2023
09 Novembro, 2022
Edital de convocação para discussão e deliberação, de possível acordo coletivo com a empresa Canguru, em relação a ação de periculosidade.
03 Março, 2022
Edital de Convocação da Categoria Plástica para discussão do Rol de Reivindicação Data Base Abril/2022
07 Julho, 2021
Edital de Convocação da Categoria Química e Farmacêutica para discussão do Rol de Reivindicação. Data base Agosto 2021
13 Abril, 2021
Intolerância patronal interrompe negociação coletiva
07 Março, 2021
Inicia campanha salarial dos trabalhadores das indústrias plásticas
1 2  3  4  5  6  Próximo